quarta-feira, 10 de junho de 2009

O Grande Firewall Chinês


Que a China é o maior economia em desenvolvimento no mundo ninguém pode negar. Mas não vai ser de uma hora para outra que os reflexos do autoritarismo comunista se apagarão.

Cidadãos chineses ainda sofrem com a dura censura imposta pelo governo do país. A mais nova arma contra a liberdade de comunicação na terra de Mao é um software de monitoramento que será instalado em todos os computadores a venda a partir de 1º de julho.

O segundo o porta da voz do Exterior da China, Qin Gang, o programa deverá filtrar material pornográfico ou violento e que a China busca promover um desenvolvimento salutar da Internet.

O software, que já está sendo chamado de Grande Firewall da China, pode, segundo críticos, impedir que internautas chineses busquem informações politicamente sensíveis.

Em Pequim sites como Youtube e o BBCchina não são acessíveis. Todos os computadores da fabricados na china deverão ter o programa instalado, já nos importados a instalação será feita antes da venda do produto.

2 comentários:

Daniel Silva disse...

A China tem coisas muito boas, outras nem tanto, como o povo sem educação, que cospe no chão e peida na frente dos outros. E outra, censura é uma merda.

Abraço

Leonardo Melo Santos disse...

É bom e é ruim. Filtrar conteúdo criminoso é plausível, mas restringir acesso ao YouTube é contraditório ao avanço tecnológico alcançado pela China. Censura total! Nem preciso dizer o poder de tal ferramente!