quarta-feira, 17 de junho de 2009

Tentando evitar o inevitável


Quantas vezes você já ouviu, leu ou assistiu a uma notícia informando que as grandes gravadoras acharam uma maneira de combater a pirataria na Internet?

Ao que parece a Universal Music e a Virgin Media acham que descobriram a roda. As duas empresas firmaram um acordo no qual pagando uma mensalidade, o usuário terá direito a baixar um número ilimitado de músicas. Detalhe, quem fizer algum upload dessas músicas baixadas em outros sites poderá ficar sem Internet como punição.

Segundo a Virgin, a iniciativa tem o objetivo de incentivar que os usuários abandonem a prática ilegal, em troca de um serviço de download de música variado e - principalmente - legalizado.

Transferência de música pela rede é um caminho sem volta. Não há mais como segurar os que as indústrias fonográficas querem chamar de piratas. Exemplo é comunidade do Orkut “Discografias” que teve que ser paralisada após ameaças judiciais aos seus moderadores. Em resposta, dezenas de outras comunidades foram criadas nos mesmos moldes da anterior, só que ao invés de ser classificada como uma comunidade de música, se camuflam como comunidades de automóveis e negócios.

Paralelo a isso, aqui no Recife começa hoje a 4º edição do Porto Musical. O evento tem como objetivo discutir os rumos da música e da tecnologia na atualidade. Além de excelentes shows, o Porto Musical terá palestras de Nelson Mota, André Midani e dos alemães que inventaram o mp3 (louvados sejam eles).

Para saber um pouco mais sobre o Porto Musical acesse: http://www.portomusical.com.br/

Nenhum comentário: