sábado, 16 de maio de 2009

Não é fácil ser gay na Rússia


Uma passeata gay foi interrompida neste sábado pela polícia em Moscou. Ativistas de movimentos homossexuais aproveitaram o final do festival Eurovision Song Contest para realizar a manifestação em defesa dos direitos dos
gays.

A mesma polícia russa permitiu que horas antes, fosse realizada uma passeata de grupos que são os homossexuais na Rússia. Para o prefeito de Moscou, Youri Luzkhov, passeatas gays são coisas satânicas.

Homossexuais russos sofrem muito com o preconceito no país. Caso se descubra que uma pessoa é gay na antiga União Soviética, corre o risco dela perder o emprego e ser desprezada por sua família.

O festival Eurovision Song Contest conta, tradicionalmente, com uma grande audiência gay e os ativistas viram a final em Moscou como uma oportunidade para mostrar que são tratados com forte preconceito.    

Toda forma de discriminação é intolerável. Infelizmente este tipo de sentimento estará sempre presente nos seres humanos por não saberem conviver com as diferenças da espécie. Para quem achava que o Brasil era um país intolerante com os gays, agora pode saber que lugares como Rússia e Oriente Médio não perdoam homossexuais. 

Um comentário:

Leandro Vitor disse...

Eu fico pensando, a dupla russa t.A.T.u., da qual eu gosto bastante, teve projeção internacional após fingirem serem um casal lésbico apaixonado. Elas fizeram e parecem que fazem sucesso até hoje na própria Rússia. Quando li a matéria sobre esse preconceito até fiquei surpreso.