terça-feira, 19 de maio de 2009

Ala especial para presos gays de Minas Gerais


A cidade mineira de São Joaquim das Bicas, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, terá o primeiro presídio com uma ala exclusiva para presos homossexuais. O pavilhão, que está em fase experimental há um mês, permite, por exemplo, que os travestis e transexuais mantenham os cabelos longos, o que não é permitido em presídios masculinos.

A criação desta ala tem como objetivo preservar a saúde dos presos e combater a violência contra os homossexuais na cadeia. Segundo a Secretaria da Defesa Social do Estado de Minas Gerais, a criação da ala não significa que haja privilégio aos presos homossexuais. A ideia, segundo a pasta, é retirá-los da situação de risco e de violência.  

Cabe a preso gay procurar o governo e informar que deseja ir para ala dos homossexuais, já que adesão a este setor do presídio é espontânea. Ainda não se sabe se os detentos da nova ala terão direito a visitas íntimas.

Atualmente existem 37 presos nas dez celas, cada uma para até quatro pessoas. Até o momento não há definição sobre a ampliação de vagas.

Esta ação é importante. Sabe-se do grande número de presos contaminados com doenças sexualmente transmissíveis e esta medida do governo mineiro além de valorizar o homossexual previne todos os detentos de problemas de saúde.

Os moradores da cidade onde está localizado o presídio é que não estão gostando desta idéia. Habitantes de outros locais já estão chamando a cidade de São Joaquim das Bichas.

Nenhum comentário: