segunda-feira, 30 de março de 2009

As excelentes histórias de Kid Moringueira


Quem não gosta de samba bom sujeito não é. Se você é um desses maus sujeitos descritos por Caymmi, segue uma boa dica para um iniciante ao gênero.

O disco “O Último Malandro” - clássico do mestre do samba de breque, Moreira da Silva – é uma ouvida obrigatória para quem quer apreciar um bom samba.

As músicas, em sua maioria, contam histórias bem e mal sucedidas vividas pelo personagem Kid Moringueira, o gatilho mais rápido de Madureira. Destaque para as canções Amigo Urso (uma forma genial para se cobrar uma dívida), Acertei no Milhar (sonho de todo proletário) e Na Subida do Morro (onde é mostrada toda valentia de um malandro).

Outro aspecto que não se pode deixar de apreciar são os “breques”, narrativas rápidas que ocorrem no intervalo dado pelos instrumentos dentro das canções. E são essas intervenções de Moreira, a principal característica deste arstista.

O sambista iniciou a carreira na década de 30 e gravou em 1995, aos 93 anos, um álbum para lá de clássico chamado “Os 3 malandros in Concert” gravado junto com Bezerra da Silva e Dicró. Mas esta será uma dica de disco que darei mais para frente.



Nenhum comentário: