quarta-feira, 29 de abril de 2009

Público do Cine PE é melhor que os filmes


Os poucos leitores deste blog sabem que ele é atualizado diariamente de segunda a sexta-feira, mas por problemas da correria cotidiana, de alguém que tem dois empregos e estuda a noite, não pude postar nada nesta terça-feira.

Aproveitei a noite de ontem ir ao Cine PE e conferir alguns dos filmes desta 13ª edição do festival. Após conseguir as entrada de forma gratuita com um professor na faculdade, já fui tarde com uns amigos para o Centro de Convenções de Pernambuco.

Na realidade, só assistimos dois curtas-metragens. O primeiro muito interessante chamado “A distração de Ivan”, produção carioca dos diretores Cavi Borges e Gustavo Melo. A trama gira em torno do cotidiano de um garoto de 11 da periferia do Rio de Janeiro e seus vizinhos. Recomendo para pessoas que, como eu, gostam de filmes simples e bonitos. 

Diferentemente do segundo filme assistido por mim. “Muro” é uma loucura. Quando pensava que estava entendo o curta. Percebia que não timnha nada ver com minha idéia inicial. A obra do diretor pernambucano Tião foi premiada na Quinzena dos Realizadores de Festival de Cannes em 2008. Não entendo muito de cinema. Ao contrário da 
música, que ouço cheio de critérios, assisto cinema como mero entretenimento e não dou a mínima para os ditos filmes de arte. Ao final da exibição de “Muro”, vi que toda a platéia aplaudiu o filme com entusiasmo. Pensei comigo: - “Acredito que sou o único que não entendeu o filme!” Mero engano meu. Ao conversar com outros amigos já na parte externa do festival todos comungaram da minha opinião. Não entenderam nada! O detalhe é que eles aplaudiram ao filme no final.

Depois desta pancada no cérebro, a solução da turma foi refrescar a parte pensante do corpo com cerveja, e eu a ajudar a Coca-Cola Company a aumentar seus rendimentos. Isto fez que não ficássemos para a exibição do longa “Misteryos”. Mas pela críticas que li nos jornais de hoje, não perdi muita coisa.

Ao todo o festival é mais legal pelo público do que pelos filmes. Isto faz com que eu volte ainda esta semana para conferir mais do Cine Pe.

Nenhum comentário: