Um poderoso chefe do narcotráfico colombiano afirma ter financiado a campanha eleitoral do presidente Álvaro Uribe. Diego Murilo, conhecido como Don Berna, foi condenado a 31 anos de prisão nos EUA pelo crime de narcotráfico.
Don Berna é um dos principais líderes das Autodefesas Colombianas (AUC), grupo paramilitar de direita criado nos anos 1980 com o objetivo de enfrentar guerrilhas de esquerda como as Farc.
Ao ser condenado, o narcotraficante afirmou que vendia drogas para ajudar seu povo e fez campanha a favor de Uribe. "O acusado apoiou a eleição do presidente Uribe em 2002, doou grandes quantidades de dinheiro à sua campanha fez isso porque acreditava que a paz era importante", afirmou Margaret M. Shalley, advogada de Murillo.
Desde que assumiu a presidência da Colômbia, Álvaro Uribe vem endurecendo a política de combate às guerrilhas incentivando a entrega de rebeldes em troca de recompensas. As atitudes repreensivas de Uribe chegaram até a gerar problemas diplomáticos com os vizinhos Equador e Venezuela.
O governo colombiano negou por meio do ex-chefe de campanha de Uribe, Fábio Echeverri as acusações feitas por Diego Murilo. “Foram tomadas todas as precauções para evitar a infiltração de dinheiro proveniente de grupos fora da lei”, disse o porta-voz.
Com todo mundo tendo algo a esconder nesta história, fica difícil saber quem é o mocinho e o bandido nas terras de Pablo Escobar.
E alguém dúvida que o Comando Vermelho, PCC e as milícias Brasil afora também nao financiam seus candidatos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário