quarta-feira, 8 de abril de 2009

Epidemia Mercosul


Além de acordos comerciais, os países do Mercosul também tem em comum as epidemias. A Argentina está vivendo um drama muito parecido com o vivido pelo Brasil em alguns anos atrás. Os casos de dengues estão se proliferando no país.

Dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde da Argentina apontam que o país registrou 7.415 casos de dengue desde o início de 2009, no que está sendo considerado um surto histórico da doença no país.

Segundo o diretor nacional de Prevenção de Doenças e Riscos do Ministério da Saúde, Hugo Fernández, a causa desta epidemia é um contágio vindo da Bolívia. O país andino registrou cerca de 50 mil casos de dengue este ano. "A Província de Salta, na fronteira com a Bolívia, foi logo afetada. Depois, Salta passou para Jujuy, também no norte do país, e assim foi que hoje temos vários lugares com a presença da dengue", informou o diretor.

Como forma de combate ao mosquito transmissor, nossos hermanos estão conhecendo coisas bizarras que se tornaram comuns em nosso cotidiano em tempos de dengue. Entre elas estão os Caminhões Fumaça, que espalha inseticida para controlar os focos de reprodução do Aedes aegypt. Só de lembrar já posso sentir aquele cheiro doce e enjoativo.

Assim como no Brasil, a causa do surto é a falta de prevenção. As cidades (da Argentina) estão cheias de garrafas, lixões, além de piscinas que não são usadas. O impacto da dengue poderia ter sido amenizado se não fossem esses pontos de criação do mosquito. 

Argentino é mesmo doente de inveja de brasileiro.

Nenhum comentário: