sexta-feira, 3 de abril de 2009

"Ele é o cara!"


Tido como o homem mais importante do mundo e a grande esperança do planeta em tempos de crise, o sucessor do desastroso George W. Bush, Barack Obama se rasgou em elogios ontem a ninguém menos que Luiz Inácio Lula da Silva.

Em momento de descontração no encontro do G20, o presidente norteamericano, antes de apertar a mão de Lula, apontou para ele e disse: “Esse é o cara! Eu adoro esse cara!”. E a rasgação de seda não parou por aí. “Ele é o político mais popular do planeta”, e emendou com outra frase de efeito. “É porque ele é boa pinta”.

O Brasil vem se destacando mundialmente por ser um dos países que, nos últimos anos, despontaram como economias em crescimento. A forma com que o governo Lula vem administrando a crise financeira é algo que também vem se destacando fora de nossas fronteiras. O Brasil que por tanto temo pediu dinheiro ao FMI, hoje pode se tornar um dos seus credores.

Há quem diga que as declarações de Obama foram carregadas de segundas intenções, querendo ter no Brasil um dos seus parceiros para encarar esta crise, e outros defendem que foi puro reconhecimento pelo bom trabalho de Lula, sobretudo na economia mundial.

É bom lembrar que Lula, mesmo tendo uma queda nas últimas pesquisas, é o presidente da república com os maiores índices de aprovação popular da história, chegando a passar do 80% de aprovação. Ou seja, não é só o Obama que acha que Lula é o cara.

Mas não há como negar que o primeiro presidente negro dos EUA é bom de piada. Dizer que o ex-sindicalista brasileiro é boa pinta. É por estas e outras que Obama é chamado de carismático.

Nenhum comentário: