quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Censura ao Rei


Não vivi esta época, mas os relatos e a história mostram que ditaduras militares não podem voltar a retirar o direito de liberdade das pessoas. Estes dias, mais um fato sobre as ditaduras veio à tona.

Na Argentina, foi descoberta uma lista de 150 músicas censuradas na época do regime militar no país. Entre os artistas que não podiam ter as músicas executadas nas rádios argentinas estavam Donna Summer, Rod Stewart, Eric Clapton, Pink Floyd e Roberto Carlos.

Sim, o Rei, que hoje censura sua biografia, já teve suas músicas censuradas no país vizinho. Uma das canções que foram proibidas de tocar foi “Desayuno” (versão em espanhol de “Café da Manhã”).

Canções de teor supostamente sexual, ou que falam sobre o uso de drogas, como era o caso de Cocaine, de Clapton, eram proibidas de tocar nas rádios, assim como “Ligth my fire”, do The Doors não podia ser veiculada por ser considerada não apta para ser difundida pelos serviços de radiodifusão.

Sinceramente, nunca pensei que “Amanhã de manhã, foi pedir um café pra nós dois...” tive uma conotação sexual. Mas pensando bem, neste ponto até que os censores argentinos tinham certa razão. Nunca mais ouvirei o Rei Roberto Carlos da mesma maneira.

PS: O fato dos argentinos serem tão chatos é porque eles passaram um bom tempo sem ouvir Pink Floyd e Eric Clapton?

Nenhum comentário: