segunda-feira, 31 de agosto de 2009

As bizarrices da Record


A Rede Record de Televisão é uma piada. E a cada dia que se passa força a barra para ficar mais ridícula. Gosto de assistir o canal 4, aqui no Recife, para morrer de rir com as bizarrices da TV da Igreja Universal.

Sempre com temas sensacionalistas e imitações dos programas da Globo, feitos por ex-funcionários da emissora carioca, A Record estreou ontem o programa do cara mais apelativo da TV brasileira. Augusto Liberato, o Gugu.

Me recuso a assistir qualquer coisa feito pelo intérprete do Pintinho Amarelinho desde do dia que ele entrevistou o pseudo-traficantes do PCC. Tenho medo que ele agora apareça dizendo que encontrou o Bin Laden.

Atualmente a Record apela com superexposição do humorista Carlinhos. Após descobrirem no Big Brhother do brejo que o participante do programa tinha crescido em um orfanato e abandonado pelos pais, Carlinhos, que considero uma cara muito talentoso e carismático, já apareceu contando a mesma história em todos os programas da emissora.

Aposto que ele já deva ter aparecido no Fala que Eu te Escuto e que em brevemente estará, junto com Edir Macêdo, pregando/extorquindo os fiéis da IURD nos cultos exibidos nos domingos de manhã falando mal da Globo.

Assistir TV aberta no Brasil se tornou uma tarefa árdua. Por isso afirmo, voltemos ao hábito de usar mais o rádio como forma de entretenimento e informação.

sábado, 29 de agosto de 2009

As consequências de uma simples dança

A física já provou que toda ação tem uma reação e a história mostra que para todo ato, há uma consequência. Uma professora, de 28 anos, do Ensino Fundamental de uma escola particular da Bahia está pagando o preço por uma noite de farra no pagode.

George Orwell previa, em um de seus livros, que o mundo seria totalmente vigiado no ano de 1984. O escritor errou a conta em mais ou menos 20 anos. No século XXI nada do que se faça passa desapercebido. Sempre terá alguém, com um celular ou câmera para flagrar cenas inusitadas ou cotidianas nesse mundo grande de meu Deus.

O advogado Antonio Leite Matos diz que vai a justiça, no melhor estilo Cicarelli, para pedir a retirada do vídeo da Internet. "Quero que o vídeo saia da internet. Ela não sabia que a dança seria gravada e disponibilizada na rede mundial de computadores. Ela sofreu danos morais e materiais, pois teve sua imagem exposta sem autorização e perdeu o emprego por causa da publicação do vídeo”.

Além de perder o emprego, a professora precisou mudar de endereço, pois afirma estar sofrendo retaliações dos vizinhos. A filha de 7 anos também saiu da escola onde a mãe ensinava.

É triste saber que uma pessoa teve que mudar toda sua vida desta forma. Mas, é preciso encarar as conseqüências, que provavelmente alguns goles a mais a levaram a professorar fazer a dancinha do Todo Enfiado. E tirar o vídeo da Internet? Dá licença, o nome disso é censura.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O paradão da greve


Manifestações públicas para a pedir maiores salários e melhores condições de trabalho sempre são atos bastante salutares para uma democracia. Mas sempre estes atos são muito parecidos.

Durante os meses de julho e agosto, o estado de Pernambuco enfrentou uma série de paralisações em diversas áreas. O Detran parou, os servidores da educação pararam, os trabalhadores da saúde municipal e estadual, também pararam, entre outros.

Como repórter de rádio acompanhei todos os atos públicos de protestos bem de perto, e percebi que quase todas as greves são iguais, a diferença maior é a categoria que está reinvindicando algo.

O que chama mais minha atenção é que sempre são as mesmas músicas que são tocadas nos protestos. Um bom exemplo ocorreu ontem. Policiais militares e bombeiros pararam a avenida Conde da Boa vista, no centro da cidade, pedindo a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional, a chamada PEC 300, que daria a todos os policiais do Brasil uma salário em torno dos R$ 4 mil.

A manifestação, que contou com cerca de sete mil pessoas nas ruas, teve direito a três trios elétricos. De longe parecia, mas não era carnaval em Recife ainda.

E como todo bom piquete, foi tocado Geraldo Vandré (Caminhando e cantando...), os manifestantes foram ao delírio ao som reggae baiano de Edson Gomes (Vamos amigo lute, vamos amigo ajude...)´, em seqüência o belo samba “É”, de Gonzaguinha (É, a gente quer valer o nosso amor...) contagiou a multidão e ainda rolou Gal Costa cantando Cazuaza (Brasil, mostra tua cara...).

Esse set list é tocada em todas as paralisações trabalhistas.

A melhor/pior parte é quando algum sindicalista rouco e desafinado pega o microfone para cantar o hino nacional e errar toda a letra.

Como já falei toda forma de protesto é valida. Mas gente, ser original não custa nada.

sábado, 22 de agosto de 2009

O meu top 10 - guitarristas


Não gosto de enumerar as pessoas em listas como muita gente tem o costume de fazer. Mas às vezes, tenho que fazer as minhas, em contestação a algumas que eu vejo por aí.

A revista Time elegeu os 10 melhores guitarristas da história, e pasmem, Slash, guitarrista do Guns n’ Roses está em segundo lugar. Considero Slash um grande músico, mas a maior virtude de Saul Hudson foi aturar Axl Rose por tanto tempo.

Concordo com Josh Tyrangiel, crítico responsável pela lista da publicação norte-americana, na primeira colocação. Jimi Hendrix deveria seria “o concour” nessas listas. Se hoje, qualquer moleque empunha uma guitarra e larga uma escala pentatônica, isso se deve ao canhoto de Seattle que tocava fogo nos instrumentos.

Após Hendrix e Slash, a Time ainda ordenou como os melhores de todos os tempos B. B King, Keith Richards, Eric Clapton, Jimmy Page, Chuck Berry, Les Paul, Yngwie Malmsteen e Prince

Como falei no início do texto, contesto esta lista. E aí vai meu Top 10.

1. Jimi Hendrix
2. Jimmy Page
3. Eric Clapton
4. B. B King
5. Chuck Berry
6. David Gilmour
7. Pete Townshend
8. Nuno Mindelis
9. John Mayer
10. Lúcio Maia

Fiquem a vontade para contestar a minha lista.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O point dos encalhados


Está previsto para setembro a chegada de um bando de homens solteiros e mulheres encalhadas na praia de Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco. Tudo por culpa de uma parceria entre a TAM viagens e o site de relacionamentos ParPerfeito.

Em um mercado promissor para venda de pacotes de viages, tendo em vista que, segundo o IBGE, entre 1990 e 2000, o número de homens e mulheres que moravam sozinhos subiu 70% e hoje já são 53 milhões de adultos solteiros ou descasados no país, essas empresas vão lucrar com o desespero daqueles que temem ficar sozinhos o resto da vida.

Quem não desenrolar uma “ôia”, como se diz aqui no Recife, vai ter feito uma viagem para um dos lugares mais belos, legais e caros do Brasil. No pacote da Pega Ninguém Turismo inclui as passagens aéreas, estadia no hotel com café da manhã, city tour por Recife e Olinda, passeio de barco para a praia de Carneiros, tour panorâmico com catamarã (passeio náutico tradicional na região) pelos principais pontos turísticos de Recife e duas festas inclusas. A organização promete ainda surpresas na programação noturna, com foco na aproximação dos participantes.

Se alguém tiver o interesse de vir para Pernambuco para tirar o atraso, entre em contato comigo. Prometo levar os amigos e amigas em roteiros alternativos onde haja a maior probabilidade de descolar um bom romance. E garanto que as despesas serão bem menores.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Fones de ouvido para todos


Eu sei que uma das doutrinas ensinadas nas igrejas é de levar o evangelho a todas as pessoas. Até aí tudo bem. Mas querer empurrar isso goela baixo, não dá. Ainda mais, quando atrapalha a rotineira viagem de ônibus até o trabalho.

Como já falei em um post anterior, sou bastante favorável a música gospel, mas acredito que tudo tem sua hora e seu lugar.

Aconteceu comigo a mesma coisa que aconteceu com a minha amiga blogueira Mulherpolvo. Inventaram esses celulares que tem uma potente caixa de som que reproduz os arquivos mp3 em um alto volume, incomodando muito quem não está a fim de ouvir música.

Certo dia, um irmão evangélico sobe no busão, senta no banco atrás de mim e manda ver os hits mais tocados em todos os templos do Brasil, com direito a Régis Danese – sempre ele – (Entra na minha casa, entra na minha vida...), Aline Barros, Cassiane, Padre Marcelo Rossi e por aí vai.

Não podia deixar a situação daquele jeito. Então resolvi partir para briga. Como bom repórter de rádio, sempre ando com o meu artefato movido a pilha na mochila. Não tive dúvidas, saquei meu radinho e liguei no programa do Geraldo Freire, justamente no horário em que ele toca aqueles boleros de quem perdeu a mulher na zona.

Pronto! O barulho estava feito dentro do coletivo. De um lado este blogueiro mandando ver nas freqüências em AM e do outro lado o irmãozinho querendo pregar o evangelho através do celular.

Era visível que os outros passageiros do ônibus não estavam gostando, desde o princípio, do som ambiente. Até que alguém gritou: “Está demais! Vamos ter um pouco de consciência!”. E não é que o rapaz do celular desligou seu aparelho. Para não parecer que estava acatando o clamor das pessoas do busão, desliguei o meu rádio alguns minutos depois.

Então, venho a público dizer que estou aderindo à campanha da Mullherpolvo, Fones de ouvidos para todos.

Obs: O pregador da palavra de Deus via bluetooth, ainda desceu do coletivo gritando: “Jamais irão calar a voz de Jesus!”, então beleza.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Querendo levar vantagem por ser gordo


Alguém que pese 225 kg não é algo comum. Dentro de uma cadeia ainda menos. E com uma pistola 9 mm no meio das banhas, aí já é demais.

O americano George Vera é o autor desta façanha. Depois de uma semana na prisão, por venda de CD’s piratas, e de ser revistado cinco vezes, o próprio prisioneiro entregou a arma a um guarda da prisão.

Se Vera for considerado culpado das acusações, ele poderá pegar entre dois e dez anos de cadeia. Ele responde ao processo em liberdade, após ter pago uma fiança de US$ 10 mil.

Gordinho esperto esse. Provavelmente, pelo tamanho, também terá uma cela especial para ele. A solitária. Ou cabe outra pessoa na cela junto dele?

sábado, 8 de agosto de 2009

O dote para a filha dos Clintons


Oferecer dinheiro para ter um(a) noivo(a) já foi uma prática muito corrente em nosso país, e atualmente a novela da 21hs mostra que isso ainda bastante comum em outras partes do mundo.

A secretária de Estado norteamericano, Hillary Clinton, recebeu uma proposta, que os quenianos diriam ser irrecusável, pela mão da sua filha Chelsea, de 29 anos.

Em visita ao país africano, a ex-primeira-dama dos EUA foi informada pela imprensa que o vereador Godwin Kipkemoi Chepkurgor, teria oferecido 40 cabras e 20 vacas para poder casar com a herdeira dos Clintons. De forma simpática, Hillary respondeu que a filha é independente, mas iria informá-la da generosa oferta.

Essa não foi a primeira vez que Kipkemoi Chepkurgor, de 40 anos, faz o pedido de casamento aos pais de Chelsea. Em 2000, quando o pai da moça, Bill Clinton, era presidente dos EUA, o queniano enviou uma carta à casa branca fazendo a mesma oferta das cabras e vacas.

Caso aceite a proposta, Chelsea Clinton será a segunda esposa do vereador queniano, tendo em vista que ele já é casado.

Será que a filha dos Clintons merece todos esses animais? Com certeza ela já ouviu ofertas melhores.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Robinho é maior mercenário do futebol mundial


O jornal francês L`Equipe constatou aquilo que eu já tinha certeza há algum tempo. O Atacante do Robinho é o maior mercenário do futebol mundial.

O jogador da seleção brasileira encabeça a lista onde também aparecem o inglês David Beckham e o atacante francês Cissé.

A publicação levou em conta o desejo manifestado pelo brasileiro em deixar o Real Madrid e acertar com o Chelsea. Após algumas declarações polêmicas e forçar sua saída do clube espanhol, Robinho acertou com o Manchester City.

Vale salientar que fez o mesmo no Santos, time que o revelou, mesmo com clamores da torcida para ele ficar, Robinho, juntamente com o presidente do clube Marcelo Teixeira, pensaram nos bolsos e deixaram os torcedores de lado.

Sem falar que por vezes o ex-santista se ofereceu aos clubes de forma indireta. Após a Copa das Confederações deste ano, Robinho declarou que gostaria muito de defender o Barcelona, pretendo assim mais uma transferência que lhe rendessem alguns Euros a mais na conta bancária.

Esse desejo compulsivo por dinheiro não diminui o grande talento do jogador com a bola, mas mancha uma carreira que tinha tudo para ser das mais brilhantes.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Jesus engraçado é barrado na Holanda


A Holanda é um dos países mais loucos do mundo. Por motivos para lá de liberais. E ao que parece até os evangélicos de lá não batem muito bem da cabeça.

O canal EO, que tem uma programação inteira voltada a temas cristãos, resolveu fazer um programa humorístico sobre a vida de Jesus. A idéia não foi muito bem recebida pelos telespectadores que contribuem mensalmente para que o canal continue no ar. Muito deles cancelaram as assinaturas.

A série Loopt een man over het water ('Um homem anda sobre as águas', em tradução livre) iria estrear no final de agosto na emissora, com a proposta de "lançar um diálogo aberto e franco sobre Jesus para acabar com preconceitos", nas palavras de seu idealizador, o apresentador Arie Boomsma.

Boomsma é considerado um dos mais bem pagos artistas da Holanda, e recentemente foi suspenso durante três meses da emissora evangélica por ter posado para uma revista gay do país.

Entre os quadros do programa de estréia estaria uma sátira baseada no evangelho de Marcos. Outro detalhe que chama atenção é que Arie Boomsma não é cristão.

Já imaginaram isso aqui no Brasil? O Casseta&Planeta junto com Silas Malafaia. Ou o CQC fazendo uma participação especial no Show da Fé do R.R Soares. Se bem, que temos o Inri Cristo, que, por si só, já é uma grande piada sobre Jesus.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Censura ao Rei


Não vivi esta época, mas os relatos e a história mostram que ditaduras militares não podem voltar a retirar o direito de liberdade das pessoas. Estes dias, mais um fato sobre as ditaduras veio à tona.

Na Argentina, foi descoberta uma lista de 150 músicas censuradas na época do regime militar no país. Entre os artistas que não podiam ter as músicas executadas nas rádios argentinas estavam Donna Summer, Rod Stewart, Eric Clapton, Pink Floyd e Roberto Carlos.

Sim, o Rei, que hoje censura sua biografia, já teve suas músicas censuradas no país vizinho. Uma das canções que foram proibidas de tocar foi “Desayuno” (versão em espanhol de “Café da Manhã”).

Canções de teor supostamente sexual, ou que falam sobre o uso de drogas, como era o caso de Cocaine, de Clapton, eram proibidas de tocar nas rádios, assim como “Ligth my fire”, do The Doors não podia ser veiculada por ser considerada não apta para ser difundida pelos serviços de radiodifusão.

Sinceramente, nunca pensei que “Amanhã de manhã, foi pedir um café pra nós dois...” tive uma conotação sexual. Mas pensando bem, neste ponto até que os censores argentinos tinham certa razão. Nunca mais ouvirei o Rei Roberto Carlos da mesma maneira.

PS: O fato dos argentinos serem tão chatos é porque eles passaram um bom tempo sem ouvir Pink Floyd e Eric Clapton?

domingo, 2 de agosto de 2009

A moda da música cristã


Não tenho nada contra música gospel. Pelo contrário sou um apreciador desse gênero musical, mesmo com a breguice com que é feita no Brasil. Diferentemente da música evangélica tradicional norte americana, que tem nas igrejas aquelas negronas do vozeirão, que nos deram nada mais que Aretha Frankilin.

Existe um amigo meu que diz que igreja evangélica é INSS de gente sem vergonha. Não concordo muito com essa afirmação dele, mas há fundamentos na argumentação. Se fomos listar o nome de pessoas com perfis, digamos, duvidosos, que se converteram ao Reino de Deus, a barra de rolagem lateral do seu monitor ficaria bem pequena.

Ontem em uma festinha bem animada da qual participei e teve o fenômeno do brega pernambucano denominado Rogério Som botando todo mundo sacudir o esqueleto no embalo do seu teclado, o grupo de pagode que tocou antes executou nada mais, nada menos do que eu vim descobrir ser a música mais tocadas nas FMs do Brasil.

O hit “Faz um Milagre em Mim” do ex-Só Pra Contrariar, Régis Danese - que tem um verso irritante (daqueles que você passa o dia todo assobiando) “Entra na mina casa, entra na minha vida...” – foi requebrado até o chão pelas mocinhas do recinto, munidas de copos de cerveja e cigarro na mão.

Heresia?!

Pois bem, correndo de uma pauta para outra na manhã deste domingo ouço o mais novo sucesso da banda Calypso, “Obrigado Senhor”, e até onde sei Chimbinha e Joelma ainda não se jogaram/venderam de corpo e alma a causa Cristã.

Uma coisa é inegável. O mercado é consolidado. Mesmo tendo muitas cópias piratas sendo vendidas nas ruas, o público do Senhor Jesus é fiel e prefere comprar obras originais, salvando (sem duplo sentido religioso) as finanças das grandes gravadoras. Ou vocês ainda não perceberam que os tradicionais comerciais da distribuidora Som Livre, veiculados na Rede Globo só passam artistas como Padre Fábio de Melo e Aline Barros?

Como falei no início do texto, nada contra este tipo de manifestação. Mas como o próprio Jesus diz na Bíbila: “ - Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus...”

Então, discernimento amiguinhos!