segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Racionais, Rap, Recife.












Em Recife, duas semanas antes do carnaval muitos deve pensar que a cidade apenas espera ansiosamente o início da folia de Momo com suas prévias. Cerca de 5 mil jovens contrariam essa perspectiva. A noite da sexta-feira 18 de janeiro reservava a este público, que não participam das prévias mais badaladas do carnaval pernambucano, momentos de alegria e reflexão ao poderem ver o grupo de rap paulista Racionais Mc's.
Já era uma da manhã quando Mano Brown e seus amigos Ed Rock, Kl Jay e Ice Blues subiram no palco montado ao lado do Forte do Brum, no Recife Antigo. A multidão pôde cantar em uma só voz o refrão da primeiro música do show. "Hoje eu sou ladrão, artigo 157!". Música que não foi cantada até o final. Brown explicou o que motivo é que não fazia mais sentido para ele cantar aquela parte da canção que narra a trama de uma tentativa de um assalto mal sucedido. "Não tenho mais orguho da besteiras que fiz no passado", falou de cima do palco o líder do grupo.
O polêmico grupo deixou de cantar alguns clássicos de seu repertório como "O homem na Estrada", "Pânico da Zona Sul", priorizando as músicas que estão no DVD 1000 trutas 1000 tretas.
Pouco importou, o que o público queria mais era cantar junto com os Racionais. Seja lá qual fosse a música, eles tinham todas na ponta da língua. Um momento marcante foi entre um discurso de Brown o público começou a gritar o nome de Sabotage (Rapper paulista assasinado no início da década), Kl Jay soltou a base de "Um Bom Lugar" cantada em coro pela platéia e os Mc's. Na sequencia a homenagem foi para outro cantor rap, Dexter, do extinto grupo 509-e.

O fim do show foi regado a champagne ao som de "Vida Loka II ", o grupo se despediu do público, que ficou muito mais do que satisfeito com que viu.

Momentos de tietagem puderam ser visto no camarim dos Racionais, quando eles receberam os fãs. Mas diferente de outros artistas, o tratamento do grupo com os admiradores foi mais natural possível, falando de igual para igual com todos.

Este blogueiro esteve no camarim do evento convidado por Tiger, que abriu o show dos Racionaise pôde ver a força do movoimento Hip-hop em Pernambuco. Apesar da grande atração da noite ser o grupo paulista, os locais não fizeram feio, Pescoço e Tiger estão de parabéns pelos seus trabalhos. Alguns do público não tem idéia ou não fazem parte do movimento Hip-Hop pernambucano, mas tiveram uma boa imagem do que vem a ser o Rap no estado.

Em relação aos integrantes do Racionais eles são muito legais, sem fazer média com ninguém.

Nenhum comentário: