domingo, 27 de janeiro de 2008

Pesquisa em cérebro de jovens infratores causa polêmica.



O programa "Fantástico" da Rede Globo apresentou uma matéria na edição deste domingo (27/01/08), sobre uma polêmica pesquisa em que jovens envolvidos em crimes violentos seriam submetidos a um estudo para para provar que tem parte cérebro atrofiado e que isso poderia explicar compotamentos violentos.

Os adolescentes seriam expostos a cenas de violência durante a pesquisa enquanto um aparelho verificaria se haveria a tal atrofia cerebral. O estudo pedido pela Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul a dua universidades do estedo, teve a rejeição de psicólogos, sociólogos e advogaods como foi mostrado na reportagem de Vinícuis Dônola. O ser humano já nasce com a tendênca ao crime ou sua história de vida é que determina seu aspecto violento? Foi um dos questionamentos levantado pela matéria.

Segundo psicóloga do Juizado de Menores/RS ouvidos na matéria,Ana Luiza de Souza Castro, os jovens não podem ser tratados como ratos ou macacos de laboratório para testes científicos. Uma outra entrevistada lembrou da Teoria de Lombroso, que fez com que milhares de pessoas fossem mortas na segunda guerra, por terem traços de sua feição, como tamanho do maxilares e crânio, identificado por Lombroso em pessoas crimonosas.

Porém a grande questão é que todos foram ouvidos na reportagem. Ou quase todos. O que é que os jovens que seriam analisados acham de tudo isso? Já que são eles o centro de toda a polêmica. Quem é que não quer ouvir os menores infratores? O governo gaúcho ou Rede Globo?

A sociedade precisa ser ouvida. A pesquisa insatntânea do Fantástico mostrou que 90% dos telespectadores que ligaram, aprovam a pesquisa. Mas qual é a porcetagem de familiares do jovens que aprovam a pesquisa?

Convenhamos que uma pesquisa realizada durante 3 minutos de um domingo a noite não pode servir de parâmetro parauma questão tão séria.




Nenhum comentário: