terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Onde os gordos (e feios) não têm vez


Redes sociais crescem mundo afora como as pragas no Egito da era bíblica. Existe de todos os tipos, para divulgar músicas, trabalhos, mas de maneira geral, esses sites estão aí para relacionamento entre pessoas.

Há algum tempo atrás, a Google fez um grande trabalho para excluir do Orkut comunidades que disseminasse qualquer tipo de preconceito ou racismo. Porém o BeautifulPeople.com já foi criado com uma idéia de segregação.

O nome do espaço virtual já diz que apenas pessoas “atraentes” podem utilizar o site. Recentemente cinco mil de seus membros foram expulsos do por terem engordado.

Os excluídos foram selecionados após terem colocado fotos em suas páginas pessoais mostrando que haviam ganhado peso durante as festas de final de ano. O site só admite novos integrantes se eles forem considerados suficientemente atraentes pelos membros.

Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá lideraram a lista de países que tiveram o maior número de membros excluídos. Segundo relatos, a medida contra membros obesos teria sido provocada pelos próprios membros do Orkut das beldades gregas, que policiam o site para manter o que consideram como "alto" padrão de atratividade.

"Deixar gordinhos pelo site é uma ameaça direta ao nosso modelo de negócio e ao próprio conceito em que o BeautifulPeople.com está fundado", afirmou o fundador do site, Robert Hintze

Apesar das críticas, o site não pede desculpas por seu processo de seleção, e se define como "a maior rede de pessoas atraentes do mundo".

Tenho plena convicção que não me enquadro no padrão para ser aceito no BeatifullPeople.com. Não por ser gordo, até porque no alto dos 1,75m, peso apenas 61 kg, mas por saber que não sou nenhum muso teen.

E ainda dizem que a internet é um espaço democrático.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do blog (até pela queda jornalística que tenho possuído ultimamente), não entendo como ainda posso me chocar diante de tais notícias...puro retrato da nossa sociedade.

Anônimo disse...

Não entendo essas redes de relacionamento. relacionamento para mim é ir tomar chopp, pegar uma praia, essas coisas.
Atraente... Sob qual ponto de vista? Eu mesma acho muita beldade masculina com cara de gay, e jamais daria mole para estes. Gosto dos que tem cara de mau, ou de CDF. gente nada atraente... e não esqueçamos do Nelos Rodrigues: "toda unanimidade é burra!!!"