quarta-feira, 1 de julho de 2009

Profissão flanelinha


Deixar seu carro nas mãos de estranhos não é uma situação muito agradável. Ainda mais, quando você sente que está sendo extorquido. Quantas vezes, quando saímos para a balada, deixamos nossos veículos com flanelinhas e os mesmos cobram antecipadamente valores absurdos para “cuidar” do seu carro e quando voltamos, nem sinal do cidadão que ficou com o nosso dinheiro.

Porto Alegre tomou uma iniciativa que deveria ser copiada por todas as cidades brasileiras. Os flanelinhas serão legalizados pela prefeitura e receberão o nome de Guardadores do Patrimônio. Um grupo de 72 profissionais começa a trabalhar oficialmente a partir de desta quarta-feira no entorno do estádio Beira-Rio, onde acontece a final da Copa do Brasil, entre Internacional e Corinthians.

Os guardadores devem ser maiores de idade e usarão um uniforme para se diferenciar dos flanelinhas ilegais. Os, agora, profissionais não podem estipular um valor para guardar o veículo e o motorista paga apenas se quiser.

Para o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre, Idenir Cecchim, a legalização da profissão vai ajudar a conter as intimidações dos flanelinhas que "exigem dinheiro não para cuidar do carro, mas para ele não ser depredado". "Isso valoriza quem está legalizado e dá liberdade para quem estaciona”.

A atividade de guardador e lavador de automóveis autônomos está na constituição federal desde 1975, e é de responsabilidade dos municípios regulamentar a atuação desses profissionais.

Nenhum comentário: