terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Vários fatos no caso Paula de Oliveira

Quando soube do caso, como uma série de brasileiros (imagino), fiquei indignado com um novo ataque da onda neo-nazista que assola boa parte da Europa. Mais daí que todos, governo brasileiro, eu, a mídia e inclusive a família de Paula de Oliveira foram surpreendidos pela eficiência dda polícia suíça.

Alguns pontos devem ser bem analizados sobre tal fato que repercutiu por todo o mundo.

A independência a perícia suíça

Diferentemente do que é feito no Brasil, perícia técnicas para solucionar
 crimes na Suíça não são feitas pela polícia. Os laudos são expedidos por universidades que fazem todo o estudo dos acontecimentos, evitando que haja parcialidade por parte das autoriddades. Caso ocorra alguma manipulação ou omissão de fatos, é o nome da instituição de ensino que está em jogo. Ou seja o IML deles parece ter um formato mais transparente e eficiente que o nosso.

Confusão na mídia

Aborda-la como doente, criminosa, vítima? Por quase uma semana esse foi o dilema dos veículos de comunicação . Como postou em seu blog o editor da BBCBrasil, Rogério Simôes "a dúvida, ou muitas vezes até o ceticismo, é uma das maiores armas do bom jornalismo. Qualquer repórter, ao receber no colo uma informação nova, deveria fazer duas coisas: em primeiro lugar, duvidar; em segundo, correr atrás das fontes pertinentes para saber se sua dúvida tem, ou não, fundamento. É preciso se mexer, mas sem abandonar seu papel de questionador."

Mas Paula vez com que a mídia acreditasse em cada palavra de seu depoimento para a polícia. O questionamento sugerido por Simões é algo difícil, a final de contas não é todo dia que se pode dar uma manchete escadalosa como esta. O lucro do jornais é garantido com este tipo de notícia. Mas depois de tudo isso menhum veículo de comunicação veio a publico dizer "Erramos", "fomos, como você leitor/telespectador/ouvinte, enganados. Mas a agência Swiss Info (www.swissinfo.ch) foi a primeira a dar a notícia "Brasileira grávida é atacada em Zurique" . A maioria deve ter pensado como é principal agência de notícias da Suíça daria esta barriga. O resultado todos nós assistimos.

...e a opnião pública...

De vítima a vilã. O resultado de todo esse drama digno de seriado policial é que nãp se deve aacreditar sempre na rimeira notícia. Isso deveria ser um pensamento básico para toda a população. Mas no Brasil od maiores dramas são alvos de piadas. Na terra natal de Paula de Oliveira, pude ver algumas pessoas fantasiadas da protagonista dde todo esse embrólio com o corpo riscado de vermelho, simulando as auto-agressões, e ainda fazendo piada das siglas SVP marcadas na coxa dde Paula. Se a brincadeira é de bom gosto ou não, aí vai da cabeça de cada um.




Nenhum comentário: