sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Europa cada vez mais parecida com o Brasil


Arrombamento de casas, roubo de quadros valiosos, revoltas e manifestações em áreas publicas. Esses fatos corriqueiramente aparecem em noticiários brasileiros. Porém a ação de bandidos e vândalos são cada vez mais comum no dito 1º mundo.

Parece que as festas de reveillon propiciaram os atos de posse de bens alheios no velho continente. Segundo a polícia de Berlim, na Alemanha, entre a tarde do dia 31 de dezembro e a manhã do 1 de janeiro ladrões levaram mais de 30 quadros de Pablo Picasso, Henri Matisse e outros, em um valor total estimado de US$ 250.000. O ocorrido nos faz lembrar dos roubos acontecidos na Estação Pinacoteca e no Museu de Arte Moderna de São Paulo, ambos ocorridos no ano passado.

Uma pratica que está se tornando comum na Europa é o arrombamento de casas de jogadores de futebol. Com crescente migração de estrangeiros para o continente recebendo salários estratosféricos, os mesmo tornaram-se fáceis presas dos meliantes.  A mais nova vítima foi o atacante Fred do Lyon, atual heptacampeão francês. Também na noite de ano novo, a casa do jogador foi invadida. Na ação os ladrões levaram, dentre outras coisas, a Lamborghini do brasileiro.

Outros jogadores brasileiros também já passaram pela mesma situação de Fred. Ronaldinho Gaúcho, em Milão, Lucas, em Liverpool e Luís Fabiano em Sevilha. O atacante do time espanhol também já sofreu com seqüestro de familiares no Brasil.

Pois bem, para aqueles que pensam em fugir do Brasil por conta da violência, vejam que nem a Grécia, berço da civilização ocidental e dita como paraíso natural na terra, pôde se livrar do vandalismo praticado por jovens. Detalhe que o ocasionou toda a revolta foi a morte de um jovem por um policial. Se os problemas de lá estão cada vez mais parecidos com os de cá, é bom pensar em mudar-se. Só que desta vez pra Lua.

Nenhum comentário: