quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

2009 se inicia e com ele muitas novidades

O ano tá começando e como prometido o blog volta a ativa (espero que por tempo indeterminado esta vez). Neste primerio dia, além da volta já dita desse espaço virtual, entra em vigor uma série de mudanças no país. O jeito de se escrever já não é o mesmo, o preço para poder sair por aí dirigindo também já não é o mesmo e até o tempo de serviço para se aposentar também está mudando.

A partir de hoje quem quiser tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá que passar mais tempo dentro do centros de formação para condutores. A carga horária, que antes era de 30 horas passará para 45 horas e com isso os preços dos pacotes nas auto-escolas também sofrerão reajustes. Em Pernambuco, o valor que girava em torno dos R$ 400 custará cerca de R$ 700. Isso mostra que os menos favorecidos, que já não podiam comprar um automóvel, também terão sérios problemas para ter o direito de conduzí-los.

O cidadão assalariado teve também uma outra surpresa nesta quinta-feira. O tempo para se aposentar aumentou em 6 meses. Se um indivíduo com idade para se aposentar (65 anos entre os homens e 60 para as mulheres)  com tempo de serviço de 13 anos e 6 meses já poderia se aposentar, a partir de hoje só com 14 de anos de recolhimento de FGTS. Este reajuste será realizado todos anos até 2011, quando o tempo de serviço será estabilizado
em 15 de serviço.

E a mais comentada das inovações de 2009 entra em vigor hoje. A tão falada - e não escrita - reforma ortográfica entra em vigor com objetivo de unificar a escrita entre os países de língua portuguesa. Vários veículos de comunicação já divulgaram que irão aderir a partir de hoje a nova forma de escrever que tem um prazo até 2011 para que todas a publicações já estejam adaptadas a nova ortografia. Confira abaixo algumas das principais mudanças na língüa (opa! lingua, o trema foi embora) portuguesa.

O retorno das letras “k”, “w” e “y”  ( Já posso considerar uma das letras do meu nome)
 - Novas regras de acentuação 
O acento diferencial de “pára” (verbo), “pêlo”, “pélo”, “pêra” e “pólo” desaparece. O correto passa a ser “para”, “pelo”, “pelo”, “pera” e “polo”.Atenção: o acento de “pôr” e “pôde” permanece. ( Agora imaginem a oração: Passo pelos pelos do meu corpo muita água oxigenada, acho que vai dar pra entender...)

Novas regras do hífen ( tem tanta regra pro hífen que não vai dar para comentar nestes espaço. Quem tiver curiosidade acesse http://portuguesnarede.blogspot.com/).

2009 é o ano da mudança para muitos e já começou provando isso desde o primero dia. Feliz ano novo a todos.

PS: O blog continuará com a ortografia tradicional, quem sabe em 2011 já tenha este espaço já pode ter se adaptado ao novo português.

Nenhum comentário: