quinta-feira, 20 de março de 2008

Cristo ou Matusalém?

Jesus Cristo morreu aos 33 anos, segundo o evangelista São Lucas.


Trinta e um anos, é o tempo que ator e diretor José Pimentel interpreta Jesus na semana santa.

Por muito tempo ele foi o Cristo oficial do espetáculo de Nova Jerusalém, e já há alguns anos, desde que o teatro de Fazenda Nova virou palco global, Zé,realizar um espatáculo similar na praça do Marco Zero, no Recife Antigo.

Mas como já escrevi em linhas anteriores, Jesus morreu aos 33. O ator pernambucano já tem sessenta e muitos.

Ele poderia aproveitar o local no Bairro do Recife e toda tecnologia que envolve o espetáculo para interpretar a travessia do mar vermelho.

Faria uma abertura entre a escultura de Francisco Brennand e o Marco Zero, e o povo passaria por dentro do mar e, lógico que Zé Pimentel seria Moisés.

Uma outra boa idéia de passagem bíblica seria o ator encenar o holocausto de Abraão, que ofereceu seu filho em sacrifício para provar sua fidelidade a Deus. Nesta ocasião, o livro do Gênesis informa que Abraão já tinha mais de 120 anos, mas propício a idade de José Pimentel.

Não lembro em que parte do livro sagrado se encontra isso, mas o homem mais velho das escrituras seria Matusalém, pesquisando bem, Pimentel poderia também fazer um lindo espetáculo sobre mais um personagem bíblico.




Nenhum comentário: