terça-feira, 4 de março de 2008

" - Ao front, Sudamericanos!"

Os dias estão mais quentes do que de costume na América do Sul. Não, não é o fenômeno climático "La Niña" que vem deixando aumentando o calor na regiâo amazônica da região.

Estamos prestes a uma guerra em nosso continente.

Sério!

Pelo menos é o que diz Hugo Chaves. Bem, você deve pensar: "- Mas esse Chaves tem sempre que falar alguma coisa!". Tem razão meu caro. Porém desta vez o líder venezuelano pode ter razão. Até por que o próprio quis comprar pra ele a briga dos outros.
Quando a Colômbia anunciou a morte do segundo homem mais importante das Farc, o governo equatoriano veio a público se queixar da invasão da soberania do seu território, já que o lìder guerrilheiro teria sido assasinado em terras do Equador.
Tanto Equador quanto Venezuela fecharam suas embaixadas no país de Álvaro Uribe e ameaçam cortar relações diplomáticas. Segundo o governo colombiano, Hugo Chavez seria um aliado leal das Farc, financiando e fornecendo armas ao grupo guerrilheiro.

O presidente da Venezuela nega e diz que esta é mais uma das mentiras dos colombianos, que ele julgar ser um braço ianque no continente.

Chavez não teria nada a ver com a briga entre os dois países vizinhos, não fosse as Farc. Vale lembra que foi por intermédio do líder venezuelano que reféns colombiano foram libertados do poder dos guerrilheiros.

Nós, brasileiros, sulamericanos, que estavamos acostumados em acompnhar de longe os conflitos no oriente médio estamos prestes a ver de tão perto um impasse entre países bem próximos de nossas fronteiras. Por enquanto o governo brasileiro não tomou parte de nenhum dos lados, ainda.

Uma guerra onde estará de um lado Equador, Venezuela e as Farc; do outro Colômbia e EUA (Bush não perderia por nada uma chance de atacar belicamnete Chavez)

E você Fidel, o que diz de tudo isso?

Nenhum comentário: